segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O marxismo versus o frágil aprofundamento intelectual da direita

Karl Marx, o profeta das contradições capitalistas, ficaria admirado com o poder que sua obra tomou e se desdobrou. Marx previu as contradições que levariam o sistema de produção capitalista à ruína.

 Contradição capitalista: a contradição da exploração

Marx criticou severamente o capitalismo com sua contundente dialética; ele conhecia bem o capitalismo de sua época. Por conhecer o seu capitalismo contemporâneo, Marx desdobrou uma produção intelectual fantástica, fruto de suas reflexões e vivências. Karl Marx fundou uma escola de pensamento social que angariou inúmeros discípulos ao longo de 150 anos.

O pensador Marx refutou o pensamento burguês de sua época e fomentou a popularização da intelectualidade no meio operário. Sim! Marx impulsionou isso. Mais propriamente os adeptos e adaptadores do marxismo criaram para as massas um conteúdo teórico robusto em forma de dogmas socialistas.

Pois bem, a produção intelectual marxistas, em todas as suas correntes e vertentes, é profícua. É rica e abundante. O bom leitor marxista, mesmo desprovido de uma educação formal regular, consegue desenvolver argumentos que podem convencer pessoas de elevadíssimo grau de educação formal. É um belo poder! O poder da influência.

Penso que o ideal socialista ainda não está falido como alguns incautos assim pensam. A doutrina socialista está viva como teoria bem sistematiza; pronta para atender necessidades populares quando o capital falhar. Somente a produção intelectual intensa, objetivada, circunstanciada e fundamentada poderá produzir argumentos e, em ambição maior, um corpo doutrinário sólido.

Homens de espíritos inquietos e intelectuais fervorosos retomem a construção teórica da crítica ao marxismo na mesma proporção que o capitalismo foi criticado. O Brasil e o mundo agradecem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário